As Melhores Câmeras de Ação (2024): Subaquáticas, Compactas e Mais
Equipando-se para Descer as Encostas ou Mergulhar nos Mares? Essas Ferramentas Fotográficas Foram Feitas para o Perigo.
Melhor Câmera de Ação Geral
A GoPro Hero 13 Black é a primeira grande atualização da câmera principal da GoPro em muitos anos. Embora o fator de forma permaneça aproximadamente o mesmo, há um novo sistema de lentes intercambiáveis que torna a Hero 13 Black consideravelmente mais versátil do que qualquer outra câmera desta página. Além da lente padrão, agora há um Mod de Lente Ultra Ampla ($ 100) com um campo de visão de 177 graus, um novo Mod de Lente Macro ($ 130) para close-ups e um novo Mod de Lente Anamorfo ($ 130) com uma proporção de 21: 9 e aqueles ótimos reflexos de lente estilo filme. A lente Anamorfo chegará na próxima primavera, as outras já estão disponíveis. Todas essas lentes aumentam o custo do sistema, mas você pode comprá-las conforme necessário, então não há necessidade de investir se não precisar delas. Ainda estou no meio do teste da Hero 13 Black (revisão completa em breve), mas já posso dizer que a Hero 13 Black vale bem os $ 400 para qualquer pessoa que se leve a sério com as filmagens de câmera de ação. O novo sistema de montagem magnética sozinho vale o preço da atualização (e sim, a GoPro está se recuperando aqui, mas finalmente alcançou). Ao lado da Hero 13 Black, agora também existe uma Hero 13 menor, menos capaz, mas muito mais barata. O vídeo atinge o máximo de 4K e não há lentes intercambiáveis, mas se você quiser uma câmera de ação básica, sem frescuras, então é difícil discutir o preço de $ 200 da Hero 13. É muita câmera pelo dinheiro.
Melhor Não-GoPro
A Osmo Action 5 da DJI é uma câmera de ação fantástica. Ela até supera a GoPro de várias maneiras, incluindo a duração da bateria, que chega a 2 horas sólidas de gravação de vídeo 4K em meus testes. A Action 5 Pro agora pode gravar em proporção 4:3 em 4K a 120 fps e apresenta um novo modo SuperNight, que captura até 4K/30 imagens em 16:9 e usa redução de ruído para obter imagens, mesmo em situações de pouca luz. Novamente, ainda estou testando esta, mas um recurso que já me impressionou é o quão bem ela se integra ao DJI Mic 2 para oferecer um áudio muito, muito melhor, melhor do que o que consegui obter com a GoPro, mesmo com o mod de mídia e um microfone externo. Também adoro o tamanho, que é menor do que a GoPro e mais fácil de montar. O sistema de montagem é inalterado, o que é bom, porque este é o melhor sistema magnético que já experimentei. A GoPro Hero 13 se destaca com vídeo de 5.3K, mas esta câmera se integra bem ao ecossistema DJI. Se você possui um drone DJI e pretende misturar as imagens, eu escolheria esta em vez da Hero 13.
Melhor para Vlogging
Se você for gravar a si mesmo, a Insta360 Ace Pro (8/10, WIRED Recommends) é a câmera para você. Ela tem uma ótima lente e sensor co-projetados com a Leica, mas o recurso realmente essencial para vlogging é a tela retrátil. Enquanto outras câmeras de ação oferecem uma pequena tela frontal para compor selfies, na Ace Pro, a tela traseira inteira se levanta, oferecendo uma tela enorme para compor. Também facilita a filmagem do quadril e de outros ângulos incomuns. A qualidade do vídeo está no mesmo nível de nossas duas escolhas anteriores, usando um sensor do mesmo tamanho que o da DJI Action 4. A Ace Pro também oferece ótima duração da bateria e um sistema de montagem magnética que é diferente do da DJI, mas também excelente. Há também uma versão não Pro da Ace que é mais barata, mas ela não tem alguns dos recursos de vídeo de ponta. Se você puder pagar, a Ace Pro é o caminho a seguir, mas se não puder e ainda quiser a tela retrátil, a Ace faz o trabalho.
Melhor para Quem Quer Tudo
Você quer uma câmera de ação? E uma câmera de 360 graus? A resposta é que você quer as duas e agora pode ter as duas em um só pacote. A Insta360 One RS (8/10, WIRED Recommends) elimina o debate ao trazer lentes intercambiáveis para a câmera de ação. Há três lentes, ou “mods”: um mod 4K que espelha o que você obterá das outras câmeras nesta página, uma câmera de 360 graus de lente dupla e uma lente grande angular Leica combinada com um sensor de 1 polegada que é capaz de capturar vídeo de 5K. O melhor valor está em combinar o mod 4K com o mod 360, mas se você puder pagar, o mod Leica de 1 polegada entrega alguns dos melhores vídeos que já vi em uma câmera de ação. A Insta360 One RS atualizada difere de sua predecessora em ambos o mod 4K, que agora pode gravar vídeo de 5.2K, e o processador, que traz o algoritmo de suavização de movimento da empresa para a câmera, em vez de exigir o aplicativo. Também gosto que a Insta360 adiciona regularmente novos recursos e melhorias por meio de atualizações de firmware, em vez de lançar um corpo de câmera totalmente novo a cada ano.
Mais Divertida
A Insta360 Go 3S (9/10, WIRED Recommends) é uma câmera híbrida que se transforma de um fator de forma de câmera de ação tradicional para uma câmera vestível mais portátil que pode ir a qualquer lugar. No modo câmera de ação, é muito parecido com tudo mais neste guia – a tela traseira retrátil é muito semelhante à da Ace Pro da empresa. A Go 3 não é totalmente à prova d’água neste modo, o que é uma desvantagem significativa, mas quando você remove a câmera do case, a própria câmera é à prova d’água até 10 metros (33 pés). O case também pode continuar atuando como um monitor remoto mesmo quando você retira a câmera. Combine isso com o sistema de montagem magnética extremamente forte no pod da câmera e a Go 3 se torna capaz de tirar fotos e ângulos que nenhuma outra câmera neste guia pode igualar. O mais importante, no entanto, é que esta câmera é simplesmente divertida. Guardo a minha na minha bolsa o tempo todo e me pego usando-a cada vez mais. A Go 3S trouxe a resolução de vídeo para 4K, o que facilita a combinação com imagens de outras câmeras. A simplicidade e a facilidade de filmar com a Go 3S são difíceis de igualar – basta colocá-la em algum lugar e fazer o que você tem que fazer. A única desvantagem real é que não há cartão SD. Por esse motivo, sugiro gastar mais dinheiro pelo modelo de 128 GB maior.
Melhor em Oferta
A Hero 12 Black (8/10, WIRED Recommends) continua sendo uma câmera fantástica, com boa e inteligente estabilização, suporte para vídeo Log, suporte para microfone sem fio e uma montagem de tripé. Uma desvantagem é que não há suporte para GPS na Hero 12 (isso é bom para a duração da bateria, mas se você gostava do GPS, esta não é a câmera para você). O preço caiu para $ 350 e esperamos vê-lo cair ainda mais durante as vendas no final deste ano. A Hero 11 Black (9/10, WIRED Recommends) também continua sendo uma ótima câmera, e se você quiser suporte GPS para registrar detalhes como sua trilha ou velocidade, mas não quiser pagar pela nova Hero 13 Black, esta é a GoPro para você. Ela tem o mesmo sensor e processador que a Hero 12, embora não tenha a estabilização de última geração. O que torna a Hero 11 atraente, no entanto, é que ela custa apenas cerca de $ 250, e provavelmente será ainda mais barata durante os eventos de venda.
Melhor Câmera de 360 Graus para o Entusiasta de Ação
A linha entre câmera de ação e câmera de 360 graus continua a se confundir. Embora eu geralmente seja fã de coisas que fazem uma coisa bem, a Insta360 X4 (8/10, WIRED Recommends) é um argumento convincente de que, às vezes, uma câmera pode ser ótima em duas coisas. Esta câmera híbrida de 360 graus/ação oferece imagens de 360 graus de 8K em um pacote pequeno e amigável ao consumidor. Quando você não estiver com vontade de imagens de 360 graus, mude para o modo de lente única e use-o como uma câmera de ação de 4K. A X4 é fina, relativamente leve e pode capturar imagens esféricas de altíssima resolução (e divertidas! não se esqueça da diversão!) de 72 MP. O resultado é uma câmera que é ótima para pessoas que filmam principalmente imagens de 360 graus, mas querem ocasionalmente filmar algo mais voltado para a ação.
Melhor para Ação Subaquática
A Olympus Tough TG-7 não é uma câmera para amarrar na cabeça e descer as encostas, mas se você está filmando debaixo d’água – um caso de uso comum para essas câmeras – esta é sua melhor opção. O sensor da TG-7 é o maior do grupo (é um sensor Micro Four Thirds). A Olympus abandonou o negócio de câmeras, o que significa que esta linha de câmeras está essencialmente morta. Ainda acho que a TG-7 é a câmera para você se você está filmando muitas imagens subaquáticas. Dito isso, esta é uma câmera realmente resistente: à prova de congelamento, à prova de esmagamento, à prova de poeira e à prova de choque (você pode deixá-la cair de 2 metros). Ela também tem recursos de “câmera de verdade” que você não encontrará em nenhum outro lugar, como empilhamento de foco para close-ups, um conjunto abrangente de acessórios, lentes extras e até mesmo um case subaquático que aumenta sua classificação de profundidade.
B-Roll
Algumas de nossas escolhas anteriores continuam sendo boas câmeras, embora seus recursos estejam atrás das versões mais recentes.
- Câmera Action 4 da DJI por US$ 299: A Action 4 (8/10, WIRED Recommends) é uma câmera de ação fantástica. O sistema de montagem magnética é o melhor que já experimentamos, o sistema de menu facilita a alternância entre os modos, e as fotos e vídeos resultantes são ótimos. A Action 5 a supera de várias maneiras, mas se você estiver com orçamento apertado, esta é uma câmera incrível e ela se integra bem ao ecossistema DJI. Se você possui um drone DJI ou microfones DJI (8/10, WIRED Recommends) e pretende misturar as imagens, eu escolheria esta em vez de uma GoPro devido à forma como as várias ferramentas da DJI funcionam juntas de forma perfeita.
- Câmera Oclu Action por US$ 199: A Oclu tem uma visão muito diferente da câmera de ação, deixando de lado o design usual por um corpo plano com a tela principal na parte superior. O resultado é uma câmera que pode caber em lugares que outras não cabem – como a parte inferior de um skate. A Oclu captura 4K a 30 quadros por segundo ou, se você quiser imagens em câmera lenta, 1080p a 120 fps. A qualidade do vídeo e da imagem está no mesmo nível do que você obtém com a GoPro Hero 9. Meu problema é a estabilização – ela não ajuda tanto quanto o que você obtém com outras neste guia. O som, por outro lado, é excelente; obtive muito menos ruído do vento do que com outras câmeras. Levando tudo em consideração, é difícil bater no desempenho da Oclu pelo preço.
- Todas aquelas câmeras baratas na Amazon: Os leitores costumam perguntar por que gastar US$ 400 em uma GoPro quando eles podem comprar uma câmera com vídeo 4K por US$ 100? É uma pergunta justa, e a resposta se resume ao software, principalmente à estabilização de imagem. As câmeras de ação são projetadas para serem presas a capacetes ou presas ao peito enquanto você faz paraquedismo, escalada e corrida pela cidade em um scooter. Sem estabilização, os resultados são algo que nem seus amigos mais próximos vão aguentar. Então sim, você obterá imagens de 4K com as câmeras mais baratas, mas serão imagens que ninguém quer ver. Em nossa opinião, você está melhor gastando mais US$ 100 pela GoPro Hero 10 ou 11 em oferta. Ainda assim, dependendo de suas necessidades, algo como a Dragon Touch ($ 40) pode ser bom o suficiente. Os resultados não serão da qualidade da GoPro, mas se você está apenas começando com as câmeras de ação, esta é uma boa maneira de testar as águas.
Melhores Acessórios para Personalizar Sua Câmera de Ação
Assim que você tiver uma câmera de ação, você está pronto para a maioria dos casos de uso. GoPro, Insta360 e DJI oferecem montagens para capacete e outras maneiras de colocar sua câmera onde você quiser. Dito isso, há alguns extras interessantes que podem tornar ainda mais fácil obter a foto com que você está sonhando. Aqui estão alguns dos nossos favoritos.
- Um bom cartão microSD: Você pode obter um cartão SD com sua câmera. Os cartões SD da Insta360 são realmente bons, mas eu costumo usar os cartões Extreme Pro da SanDisk porque eles são rápidos e, como bônus, à prova d’água. Você pode comprar um cartão de 256 GB por cerca de US$ 30.
- GoPro Media Mod por US$ 80: O som da GoPro é bom fora da caixa, mas se você quiser áudio de alta qualidade, é aqui que você começa. Não porque o mod de mídia produza um som ótimo – é melhor do que a câmera, mas ainda não é ótimo. O que ele oferece é uma entrada de microfone. Conecte um microfone de alta qualidade e você finalmente terá um som incrível. Não recomendado enquanto faz paraquedismo. Também disponível na GoPro (US$ 80).
- Joby GorillaPod 3K por US$ 70: Este tripé flexível amplia as possibilidades de montagem de sua câmera de ação para incluir praticamente qualquer coisa. Minha GoPro quase nunca sai deste tripé. Ele se enrola em torno de caras de SUP, galhos de árvores, até mesmo meu painel. Certifique-se de pegar alguns adaptadores de tripé abaixo.
- Pacote de acessórios para motocicleta por US$ 45: Se você anda de moto, esta montagem para a Insta360 X4 (e One R, Ace Pro, etc.) é essencial. É um dos grampos mais seguros que já usei, quase tão bom quanto um torno.
- Montagem de tripé por US$ 8: As câmeras de ação oferecem muitas maneiras de montá-las, mas uma que está curiosamente ausente é a tradicional montagem de parafuso de tripé de um quarto de polegada. A GoPro Hero 12 muda isso, mas este pacote de 4 adaptadores resolve o problema para as outras.
- Filtro polarizador e ND: Se você filmar ao redor da água, através do vidro ou em qualquer outra situação de alto brilho, um filtro polarizador ajudará a reduzir esse brilho. Os filtros de densidade neutra (ND) retêm a luz para permitir que você grave com uma abertura maior em luz forte. Ambos são ótimas adições ao seu kit de câmera de ação. Testei e gostei dos filtros polarizadores e ND da Freewell para GoPro (US$ 20). Eu sugiro começar com um ND de 8 etapas ou um filtro combo ND e polarizador.
- Flutuador por US$ 30: Outro para os atiradores de água, mas vale muito a pena, pois evitará que sua GoPro acabe no fundo do mar.
- Bastão de selfie por US$ 25: Testei muitos bastões de selfie e quase todos são bons, mas eu continuo pegando esta versão da Insta360 quando saio. É leve, pequeno o suficiente para caber no fundo da minha bolsa e é acessível. Se você quiser ir em grande estilo, este bastão de selfie Insta360 Extended Edition (US$ 100) pode imitar um drone de baixa altitude, perfeito para uso em parques nacionais e outros lugares onde os drones são proibidos.
Scott Gilbertson é escritor sênior da WIRED. Anteriormente, ele foi escritor e editor do WIRED’s Webmonkey.com, cobrindo a web independente e a cultura da internet primitiva. Ele estudou na Universidade da Geórgia. Você pode entrar em contato com ele em luxagraf.net.
Fonte da Notícia: https://www.wired.com/gallery/best-action-cameras/
Veja Nossas Postagens: https://ebettr.com.br/postagens/