Irmãos Menendez Podem Estar A Caminho Da Liberdade, Dizem Fontes

LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Telegram
Email

Irmãos Menendez Podem Estar a Caminho da Liberdade, Dizem Fontes

Família de Erik e Lyle Se Reúne Para Requerer Redução de Pena

Irmãos Condenados Por Assassinato dos Pais

A campanha para libertar Erik e Lyle Menendez está ganhando força. Uma fonte próxima ao caso revelou que um grande número de familiares dos irmãos Menendez estarão em Los Angeles para uma coletiva de imprensa no Tribunal de Justiça Criminal Clara Shortridge Foltz nesta quarta-feira. A tia dos irmãos, Joan VanderMolen, disse à VF que foram convidados pelo promotor distrital do condado de Los Angeles, George Gascón. Não está claro se Gascón estará presente na coletiva de imprensa, mas a família espera que ele recomende que os irmãos sejam reavaliados após 34 anos sob custódia. Se o promotor recomendar uma sentença revisada, um juiz presidirá uma audiência.

Gascón Pode Anunciar Reavaliação da Pena

Gascón não respondeu ao pedido de comentário da Vanity Fair, mas uma fonte com conhecimento da situação acredita que o promotor fará um anúncio sobre a reavaliação da pena nas próximas semanas. Erik e Lyle passaram décadas na prisão sem possibilidade de liberdade condicional. Eles foram condenados em 1996 por assassinar seus pais, Jose e Kitty Menendez, com espingardas na sala de estar de sua casa em Beverly Hills. Em seus julgamentos, a acusação disse que eles agiram por ganância. A defesa argumentou que os irmãos mataram seus pais porque Jose havia abusado sexualmente deles e que temiam por suas vidas. Os detalhes dos assassinatos foram terríveis, assim como o testemunho do abuso sexual que os irmãos alegadamente sofreram.

Família Menendez Se Reúne Para Apoio

Entre os que devem comparecer à coletiva de imprensa nesta quarta-feira estão a tia nonagenária dos irmãos, Joan VanderMolen; seus filhos, Diane, Arnie e Kathy VanderMolen; e seu neto, Erik VanderMolen. Os irmãos de Kitty e Joan, Milton Andersen e Brian Andersen, não devem comparecer. Ao contrário da maior parte da família, eles disseram que não acreditam que Erik e Lyle foram abusados.

Caso Menendez Volta a Ser Notícia

O caso Menendez voltou à tona no TikTok durante a pandemia, quando a Court TV relançou todos os seus episódios do primeiro julgamento. O fascínio do público atingiu novos patamares em setembro, após a estreia do programa de sucesso de Ryan Murphy na Netflix, Monsters: The Erik and Lyle Menendez Story, e o caso voltou a ser um fenômeno da cultura pop. Desta vez, fervorosos apoiadores dos Menendez que acreditam que Erik e Lyle não deveriam ter sido acusados de homicídio em primeiro grau estão postando nas redes sociais e assinando petições, enquanto aqueles que acreditam que os irmãos devem cumprir suas sentenças estão defendendo seus argumentos nos comentários do TikTok e do Instagram. A história inspirou efemérides de tabloides como camisetas que podem ser encontradas no Etsy: uma é estampada com uma foto dos irmãos e as palavras “Pesadelo na Elm Drive” em letras vermelhas brilhantes – sua antiga casa fica na Elm Drive em Beverly Hills – enquanto outra diz “Dimes, dimes, dimes”, uma referência a uma montagem no programa de Murphy de Lyle tentando desesperadamente fazer ligações telefônicas.

Gascón Tem Fundamentos Para Reavaliar Pena

Gascón parece ter bases sólidas para recomendar que os irmãos Menendez sejam reavaliados, caso ele esteja inclinado a isso. De acordo com o Código Penal 1172.1, o promotor pode considerar se alguém que foi condenado sofreu “trauma psicológico ou abuso físico antes da condenação”, se eles receberam uma pena severa em comparação com outros casos e se eles poderiam ser considerados uma ameaça à sociedade. “O objetivo da reavaliação é nos ajudar a desfazer as coisas malucas que aconteceram na década de 1990”, diz o advogado dos Menendez, Mark Geragos. O primeiro julgamento de Erik e Lyle, durante o qual o testemunho de abuso sexual foi admitido, resultou em júris empatados. O juiz Stanley Weisberg não permitiu que a advogada dos irmãos, Leslie Abramson, apresentasse evidências de que eles foram molestados em seu segundo julgamento.

Novas Evidências Surgem No Caso

Em maio de 2023, Geragos e Cliff Gardner, que também representa os irmãos Menendez, notificaram o promotor de que acreditam que há novas evidências no caso: mais impressionantemente, uma carta que Erik supostamente escreveu para seu primo, Andy Cono, na qual ele diz que ainda estava sendo estuprado por seu pai oito meses antes dos assassinatos, juntamente com uma declaração do ex-membro da banda Menudo, Roy Roselló, dizendo que ele foi drogado e estuprado por Jose quando tinha 13 ou 14 anos. Em uma coletiva de imprensa em 3 de outubro, Gascón disse que ainda não havia tomado uma decisão sobre se a sentença de prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional dos irmãos deveria ser reconsiderada: “Estamos analisando as novas informações, mas acho que também é importante reconhecer que homens e mulheres podem ser vítimas de agressão sexual.”

Gascón Promete Justiça

Quando Gascón concorreu ao cargo de promotor em 2019, ele prometeu tornar o sistema de justiça mais justo. Ele está atualmente em uma corrida pela reeleição contra Nathan Hochman. A votação acontecerá em 5 de novembro. De acordo com Joan VanderMolen, Erik e Lyle estão cientes de que a coletiva de imprensa está acontecendo. Ela diz que Erik ligou para sua prima Kathy da prisão no final da semana passada para incentivá-la a encontrar alguém para cobrir seu trabalho para que ela pudesse estar presente no tribunal.

Tia de Erik e Lyle Se Mantém Firme

VanderMolen tem estado ao lado de seus sobrinhos desde sua prisão em 1990 e está nervosa com o que a família vai ouvir de Gascón. “E se não for que eles serão libertados?”, ela perguntou a esta repórter no sábado. Parece improvável que o promotor peça a uma mulher de 92 anos com dores nas costas constantes que viaje mais de uma hora até Los Angeles apenas para dizer que acha que seus sobrinhos devem passar o resto de suas vidas na prisão. Ao ouvir isso, Joan disse: “Obrigada” e soltou um suspiro trêmulo. “Eu realmente precisava ouvir isso.”

Acompanhe a cobertura do Vanity Fair sobre o caso Menendez, com informações sobre o julgamento e o impacto do crime nos Estados Unidos, além de entrevistas exclusivas com membros da família e especialistas legais.

Fonte da Notícia: https://www.vanityfair.com/news/story/exclusive-menendez-brothers-may-be-closer-to-freedom

Veja Nossas Postagens: https://ebettr.com.br/postagens/

Picture of Jonathas Oliveira
Jonathas Oliveira
Postagens Relacionadas
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}

Postagens Relacionados

Produtos Relacionados

Please select listing to show.