Ferrovia Do Açu: Conexão Com Itaguaí É Debate Quente

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Ferrovia do Açu: Conexão com Itaguaí é Debate Quente

Projeto de Ferrovia do Açu Divide Opiniões: Vale x Desenvolvimento do Rio

Conexão com Espírito Santo: Críticas e Impacto Econômico

A proposta de conectar o Porto do Açu, no Norte Fluminense, à malha ferroviária nacional, por meio da Estrada de Ferro 118 (EF-118), está sendo analisada pela Firjan. No entanto, o projeto enfrenta críticas por limitar o trecho ao Espírito Santo, o que, segundo especialistas, beneficiaria principalmente a Vale para a exportação de minério de ferro, mas não traria vantagens significativas para o Rio de Janeiro.

Defesa da Ligação com Itaguaí e Sinergia com o Porto de Sepetiba

O engenheiro Wagner Victer, ex-secretário de Estado de Energia, da Indústria Naval e do Petróleo, defende que a interligação ferroviária do Porto do Açu priorize a conexão com o Porto de Sepetiba, em Itaguaí. Para ele, essa opção seria mais vantajosa para o Rio de Janeiro, gerando desenvolvimento econômico e sinergia com o Porto de Sepetiba.

“Ligar o Porto do Açu com o Espírito Santo é um tiro no pé da economia do Norte Fluminense”, afirma Victer, argumentando que a exportação de minério gera poucos empregos e não paga impostos estaduais. Além disso, a isenção tributária pela Lei Kandir afasta investimentos de outras indústrias e causa impactos ambientais.

Firjan Defende a EF-118, mas Enfrenta Desafios na ANTT

A Firjan considera a EF-118 um projeto crucial para a infraestrutura regional e nacional. A questão foi debatida em audiência pública da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), com a Firjan defendendo a inclusão do Porto do Açu nas discussões.

A ANTT, porém, priorizou as discussões com outros estados, como Brasília, Minas Gerais, Espírito Santo e Bahia, deixando de lado as entidades do Rio de Janeiro. A Firjan luta para que o estado tenha voz nesse processo.

Próximos Passos: Audiências Públicas, TCU e Decisão Final

Após a conclusão das audiências públicas, que devem ocorrer até o final de outubro, a ANTT analisará as contribuições. Em seguida, o Tribunal de Contas da União (TCU) avaliará o processo antes de emitir um parecer final. A previsão é que todo o procedimento seja concluído até o segundo semestre de 2025.

A conexão ferroviária do Porto do Açu é um tema que exige uma análise profunda e abrangente, levando em consideração os impactos socioeconômicos e ambientais. É fundamental que o Rio de Janeiro tenha voz nesse processo e que a decisão final seja a mais benéfica para o estado.

Fonte da Notícia: https://diariodorio.com/proposta-de-ferrovia-para-conectar-porto-do-acu-a-itaguai-e-debatida/

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Jonathas Oliveira
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