Furacão Milton segue Helene rumo à Flórida, ameaçando o estado com um novo desastre
Furacão Milton: Uma nova ameaça à Flórida após o devastador Helene
Milton, um furacão de categoria 4, segue para a Flórida
O furacão Milton, um poderoso furacão de categoria 4 na escala Saffir-Simpson, representa uma ameaça extremamente séria à Flórida. O estado ainda se recupera do devastador furacão Helene, que atingiu a região há menos de duas semanas, causando mais de 160 mortes. Milton deve atingir a costa da Flórida na noite de 9 de outubro, horário local.
Aumento exponencial da intensidade do furacão
Milton intensificou-se a uma velocidade explosiva, um fenômeno cada vez mais comum, como observado no furacão Beryl em julho. Foi a terceira intensificação mais rápida na bacia do Atlântico, de acordo com o NHC. O calor do oceano no Golfo do México está desempenhando um papel crucial, pois as temperaturas quentes da superfície do mar fornecem a energia necessária para que os furacões se intensifiquem. Quanto mais profunda a água quente, mais energia a tempestade pode absorver.
Impactos esperados: ventos fortes, tempestade de maré e chuvas intensas
Milton é um furacão de grandes dimensões, com ventos de força de furacão que se estendem até 45 km do centro e ventos de força de tempestade tropical que se estendem até 130 km. Espera-se que ele aumente de tamanho. Uma grande área de tempestade de maré destrutiva ocorrerá ao longo de partes da costa oeste da Flórida. Esta é uma situação extremamente perigosa para a vida humana.
Alertas de enchentes e fortes chuvas
Na área povoada de Tampa Bay, nos EUA, a tempestade de maré pode chegar a 3-4,5 metros. A combinação de uma tempestade de maré perigosa e a maré fará com que áreas normalmente secas próximas à costa sejam inundadas por águas subindo do litoral. Espera-se que a precipitação atinja de 12,7 a 25,4 cm em porções da Península da Flórida até quinta-feira, com totais localizados de até 38 cm. Esta chuva traz o risco de enchentes repentinas consideráveis, urbanas e generalizadas, além de enchentes de rios de moderadas a graves.
Um furacão de categoria 5, Ian, atingiu a mesma região em 2022
Milton atingirá a Flórida no mesmo local que Helene há 10 dias, mas em uma localização diferente (na área de Fort Meyers, perto de onde o furacão Ian atingiu a costa em 2022). Ian também era de categoria 5.
Três furacões no Atlântico: um evento excepcional
Atualmente, três furacões estão girando no Atlântico: Milton, Leslie e Kirk. Isso é bastante excepcional para o mês de outubro. Kirk é atualmente um furacão de categoria 1, mas enfraquecerá e se tornará um ex-ciclone tropical ao atingir a Europa na quarta-feira. Os principais impactos serão na França. A Meteo-France prevê que Kirk será uma tempestade perigosa, com rajadas de vento de até 110 km/h na costa e até 90 km/h no interior, além de fortes chuvas, da região do Loire à região da Lorena, incluindo a área de Paris.
Este é um momento crítico para a Flórida, que enfrenta uma segunda grande ameaça de furacão em menos de duas semanas. É crucial que as autoridades e a população se preparem para os impactos esperados e sigam as instruções de segurança para minimizar os riscos e proteger vidas.
Fonte da Notícia: https://wmo.int/media/news/hurricane-milton-follows-helene-track-florida
Veja Nossas Postagens: https://ebettr.com.br/postagens/