Governo Investe R$ 4,2 Bilhões para Fortalecer Indústria da Saúde e Atender o SUS
Impulso à Produção Nacional de Medicamentos, Equipamentos e Insumos
Investimento Recorde para Modernizar Laboratórios e Instituições de Ciência e Tecnologia
O governo federal anunciou um investimento de R$ 4,2 bilhões para impulsionar a produção nacional de insumos e equipamentos médicos, com foco em atender as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS). O recurso será destinado a 42 projetos de modernização de laboratórios públicos e instituições de pesquisa, além de fomentar parcerias público-privadas.
Parcerias Estratégicas para Fortalecer o Complexo Industrial da Saúde
O Ministério da Saúde recebeu mais de 300 propostas de parcerias público-privadas, com foco no desenvolvimento e produção de medicamentos, vacinas, equipamentos médicos e insumos estratégicos para o SUS. As iniciativas visam reduzir a dependência de importações e fortalecer a capacidade de resposta do país em situações de emergência sanitária.
Prioridade para Produtos Nacionais em Compras Públicas
O governo também implementará uma margem de preferência de 5% para produtos fabricados no Brasil em compras para o SUS. Para medicamentos, a margem pode chegar a 15% caso o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) também seja produzido no país.
Reforçando o Grupo Executivo do Complexo Econômico-Industrial da Saúde (Geceis)
A reestruturação do Geceis, com a participação de diversos ministérios, órgãos governamentais e representantes do setor produtivo e da sociedade civil, visa implementar a Estratégia Nacional para o Desenvolvimento do Complexo Econômico Industrial da Saúde, lançada em 2023.
Impacto Econômico e Social Significativo
O setor da saúde representa 10% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, gerando 20 milhões de empregos e impulsionando a pesquisa científica no país. O investimento do governo visa fortalecer a indústria da saúde e garantir o acesso da população a medicamentos, tratamentos e tecnologias inovadoras.
Com esse investimento estratégico, o governo espera que, em dez anos, 70% das necessidades do SUS em medicamentos, equipamentos, vacinas e outros materiais médicos sejam supridas pela produção nacional.
Para saber mais sobre as iniciativas do governo para fortalecer a indústria da saúde e garantir o acesso da população a serviços de saúde de qualidade, acesse o site do Ministério da Saúde.
Fonte da Notícia: https://agenciagov.ebc.com.br/noticias/202410/governo-federal-destina-r-4-2-bilhoes-para-alavancar-industria-da-saude-e-atender-necessidades-do-sus
Veja Nossas Postagens: https://ebettr.com.br/postagens/