Horário de Verão: Governo Avalia Retomada da Medida em 2024
Governo Lula Debatendo Retomada do Horário de Verão para Enfrentar Crise Hídrica
Possível Retorno do Horário de Verão em Novembro de 2024
O governo do presidente Lula (PT) está analisando a possibilidade de retomar o horário de verão ainda em 2024. A decisão, segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, deve ser tomada até a próxima semana. A medida, caso aprovada, visa conter a crise hídrica que atinge o país.
Critérios para a Retomada e Impacto na Vida da População
O ministro Silveira afirmou que a volta do horário de verão só ocorrerá se for “imprescindível”. A decisão do governo se baseia em um estudo do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que recomendou a retomada da medida como forma de reduzir o consumo de energia.
A data para a mudança nos relógios, caso o horário de verão seja retomado, será definida com base no Decreto nº 6.558, de 08 de setembro de 2008, modificado pelo Decreto nº 9.242, de 15 de dezembro de 2017. O decreto determina que o horário de verão se inicia no primeiro domingo de novembro e termina no terceiro domingo de fevereiro.
Oposição da Aviação à Retomada do Horário de Verão
A retomada do horário de verão enfrenta resistência do setor da aviação. As empresas aéreas argumentam que a mudança de horários em curto prazo impacta a venda de passagens e causa transtornos para os viajantes. O setor defende que a medida, caso seja implementada, deve ser anunciada com antecedência para evitar prejuízos e garantir a organização dos voos.
Histórico do Horário de Verão no Brasil
O horário de verão foi adotado pela primeira vez no Brasil em 1931, durante o governo de Getúlio Vargas, e teve um histórico de implementação e revogação ao longo dos anos. O objetivo da medida era aproveitar melhor a luz solar e reduzir o consumo de energia.
Em 2019, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) encerrou o período com o horário de verão. A medida, que adianta relógios em uma hora, era adotada anualmente em partes do Brasil para diminuir o consumo de luz.
A Importância do Horário de Verão em Tempos de Crise Hídrica
O Brasil vive a pior seca de sua história desde que se há registro. A falta de chuvas tem impactado os reservatórios de água e gerado uma crise energética. O ONS argumenta que a retomada do horário de verão, mesmo que em menor escala do que no passado, pode contribuir para reduzir o consumo de energia e aliviar a pressão sobre o sistema elétrico.
Em conclusão, o governo está avaliando a retomada do horário de verão em 2024 para enfrentar a crise hídrica e reduzir o consumo de energia. A decisão final ainda será tomada, mas a medida enfrenta oposição do setor da aviação. A volta do horário de verão, se confirmada, poderá impactar a vida da população e gerar debates sobre a efetividade da medida e os seus impactos socioeconômicos.
Fonte da Notícia: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2024/10/09/quanto-volta-o-horario-de-verao-veja-data-em-que-medida-pode-retornar.htm
Veja Nossas Postagens: https://ebettr.com.br/postagens/