James Webb Descobre Primeiro Mundo Alienígena Envolto em Vapor de Água
Uma Descoberta Sem Precedentes no Universo
Um Mundo de Vapor: GJ 9827 d
O telescópio espacial James Webb, da NASA, fez uma descoberta inovadora: um exoplaneta completamente envolto por um envelope de vapor de água, o primeiro do tipo já encontrado. Este mundo, chamado GJ 9827 d, tem quase o dobro do tamanho da Terra e sua atmosfera é composta quase que totalmente por vapor d’água.
Um Mundo Inóspito
Eshan Raul, um dos autores do estudo, descreve a descoberta como inédita. “Este é o primeiro planeta que observamos com essa característica. Ele parece ser composto principalmente por vapor de água quente, o que o torna um ‘mundo de vapor’. É importante ressaltar que este planeta não é habitável, pelo menos para os tipos de vida que conhecemos na Terra”, explica.
Localização e Órbita
GJ 9827 d está localizado a cerca de 100 anos-luz da Terra, em órbita da estrela GJ 9827. Ele foi descoberto em 2017 pelo telescópio espacial Kepler. A proximidade de GJ 9827 d à sua estrela é impressionante: apenas 8,4 milhões de quilômetros, o que equivale a 6% da distância entre a Terra e o Sol. Esta proximidade faz com que o exoplaneta complete uma órbita em torno da estrela em pouco mais de seis dias terrestres.
Confirmação da Presença de Vapor de Água
Em 2023, o telescópio espacial Hubble detectou os primeiros sinais de vapor de água em GJ 9827 d. A sensibilidade dos instrumentos do James Webb, no entanto, revelou que o planeta não apenas possui vapor de água, mas está praticamente “afogado” nele.
Um Novo Tipo de Planeta
Os astrônomos já haviam especulado sobre a existência de “mundos de vapor”, mas esta é a primeira vez que um é observado. “GJ 9827 d é o primeiro planeta em que detectamos uma atmosfera rica em moléculas pesadas, semelhante aos planetas rochosos do Sistema Solar”, afirma Caroline Piaulet-Ghoraye, líder do estudo. “Este é um grande avanço.”
A Busca por Outros Mundos de Vapor
Os autores acreditam que devem existir muitos outros exoplanetas com vapor de água ocultos, aguardando descoberta. Se esta hipótese for confirmada, mundos como GJ 9827 d podem ser muito mais comuns do que se imagina.
Conclusão
A descoberta de GJ 9827 d, o primeiro mundo alienígena envolto por um envelope de vapor de água, é um marco na exploração espacial. Este achado abre portas para novos estudos sobre a diversidade de planetas existentes no universo, além de aumentar a probabilidade de que mundos de vapor sejam mais comuns do que se pensava. A busca por outros exoplanetas semelhantes continua, e o James Webb promete novas descobertas que revolucionarão nossa compreensão do universo.
Para acompanhar as últimas notícias sobre a exploração espacial e as descobertas do telescópio James Webb, acesse o site do Canaltech: https://canaltech.com.br/.
Fonte da Notícia: https://canaltech.com.br/espaco/james-webb-encontra-1o-mundo-alienigena-coberto-por-vapor-dagua/
Veja Nossas Postagens: https://ebettr.com.br/postagens/