Questões Machistas Anuladas em Concurso Público em Macaé (RJ)
FGV Responde por Erro em Prova para Professores
Conteúdo Ofensivo e Repercussão Negativa
Duas questões da prova de concurso público da Prefeitura de Macaé (RJ), aplicadas no dia 13 de outubro de 2024, foram anuladas após gerarem revolta na população e debates acalorados nas redes sociais. As questões, que faziam parte do exame de Língua Portuguesa para cargos de professor, foram elaboradas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pelo concurso.
Críticas à Linguagem Feminina e Comparações Inadequadas
A primeira questão pedia que o candidato identificasse a resposta que não continha uma crítica ao fato de a mulher falar demais. As opções incluíam frases como: “A língua da mulher não cala nem depois de cortada” e “Há mil invenções para fazer as mulheres falarem, e nem uma só para as fazer calar“.
A segunda questão, que visava avaliar a capacidade do candidato em identificar sentenças de comparação, apresentava opções como: “A mulher é como um defeito de natureza” e “as mulheres são como robôs: têm no cérebro uma célula de menos e, no coração, uma célula a mais“.
Repúdio da Prefeitura e Decisão da FGV
A Prefeitura de Macaé repudiou o conteúdo das questões, classificando-o como “ofensivo”. A administração municipal ressaltou que as questões das provas não são aprovadas por ela, sendo de responsabilidade exclusiva da FGV.
A FGV, por sua vez, publicou um comunicado oficial informando sobre a anulação das questões. A instituição justificou a decisão alegando que as questões não estavam “alinhadas aos princípios da Fundação”. A FGV também explicou que “a respectiva pontuação será atribuída a todos os candidatos” para compensar a falha.
A anulação das questões, embora tardia, é um passo importante para combater o machismo e garantir a igualdade de gênero em concursos públicos. É fundamental que as instituições responsáveis pela elaboração de provas estejam atentas para o conteúdo das questões, evitando a reprodução de estereótipos e preconceitos.
Fique atento: continue acompanhando as notícias sobre o concurso público de Macaé (RJ) para obter informações atualizadas sobre o processo seletivo. Lembre-se: é importante denunciar qualquer tipo de discriminação ou preconceito, seja em concursos públicos ou em qualquer outro contexto.
Fonte da Notícia: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2024/10/15/questoes-de-concurso-em-macae-rj-sao-anuladas-por-conteudo-machista.htm
Veja Nossas Postagens: https://ebettr.com.br/postagens/