Questões Machistas Anuladas Em Concurso Público Em Macaé (Rj)

LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Telegram
Email

Questões Machistas Anuladas em Concurso Público em Macaé (RJ)

FGV Responde por Erro em Prova para Professores

Conteúdo Ofensivo e Repercussão Negativa

Duas questões da prova de concurso público da Prefeitura de Macaé (RJ), aplicadas no dia 13 de outubro de 2024, foram anuladas após gerarem revolta na população e debates acalorados nas redes sociais. As questões, que faziam parte do exame de Língua Portuguesa para cargos de professor, foram elaboradas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), responsável pelo concurso.

Críticas à Linguagem Feminina e Comparações Inadequadas

A primeira questão pedia que o candidato identificasse a resposta que não continha uma crítica ao fato de a mulher falar demais. As opções incluíam frases como: “A língua da mulher não cala nem depois de cortada” e “Há mil invenções para fazer as mulheres falarem, e nem uma só para as fazer calar“.

A segunda questão, que visava avaliar a capacidade do candidato em identificar sentenças de comparação, apresentava opções como: “A mulher é como um defeito de natureza” e “as mulheres são como robôs: têm no cérebro uma célula de menos e, no coração, uma célula a mais“.

Repúdio da Prefeitura e Decisão da FGV

A Prefeitura de Macaé repudiou o conteúdo das questões, classificando-o como “ofensivo”. A administração municipal ressaltou que as questões das provas não são aprovadas por ela, sendo de responsabilidade exclusiva da FGV.

A FGV, por sua vez, publicou um comunicado oficial informando sobre a anulação das questões. A instituição justificou a decisão alegando que as questões não estavam “alinhadas aos princípios da Fundação”. A FGV também explicou que “a respectiva pontuação será atribuída a todos os candidatos” para compensar a falha.

A anulação das questões, embora tardia, é um passo importante para combater o machismo e garantir a igualdade de gênero em concursos públicos. É fundamental que as instituições responsáveis pela elaboração de provas estejam atentas para o conteúdo das questões, evitando a reprodução de estereótipos e preconceitos.

Fique atento: continue acompanhando as notícias sobre o concurso público de Macaé (RJ) para obter informações atualizadas sobre o processo seletivo. Lembre-se: é importante denunciar qualquer tipo de discriminação ou preconceito, seja em concursos públicos ou em qualquer outro contexto.

Fonte da Notícia: https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2024/10/15/questoes-de-concurso-em-macae-rj-sao-anuladas-por-conteudo-machista.htm

Veja Nossas Postagens: https://ebettr.com.br/postagens/

Picture of Jonathas Oliveira
Jonathas Oliveira
Postagens Relacionadas
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}

Postagens Relacionados

Produtos Relacionados

Please select listing to show.