Receita Federal Notifica Devedores Do Simples Nacional, Incluindo Meis, Sobre Risco De Exclusão

LinkedIn
Facebook
WhatsApp
Telegram
Email

Receita Federal notifica devedores do Simples Nacional, incluindo MEIs, sobre risco de exclusão

Inadimplência com a Receita Federal pode tirar empresas do Simples Nacional

Devedores do Simples Nacional notificados com Termo de Exclusão

A Receita Federal emitiu Termos de Exclusão para devedores do Simples Nacional, incluindo microempreendedores individuais (MEIs), microempresas (MEs) e empresas de pequeno porte (EPPs). As empresas que possuem débitos com a Receita Federal e/ou com a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional foram notificadas sobre o risco de exclusão do regime simplificado.

Prazo para regularização dos débitos

Os Termos de Exclusão, juntamente com os Relatórios de Pendências, foram disponibilizados no Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional e MEI (DTE-SN) entre os dias 30 de setembro e 04 de outubro de 2024. Para evitar a exclusão do Simples Nacional a partir de 01/01/2025, o contribuinte deve regularizar os seus débitos dentro de 30 dias após a ciência do Termo de Exclusão.

A ciência do Termo de Exclusão se dá no momento da primeira leitura da notificação, se a pessoa jurídica acessar a mensagem dentro de 45 dias contados da disponibilização do Termo, ou no 45º dia contado da disponibilização do Termo, caso a primeira leitura seja feita posteriormente a esse prazo.

Regularização, contestação e orientações

As empresas e MEIs que regularizarem seus débitos dentro do prazo estabelecido não serão excluídos do Simples Nacional. O MEI enquadrado no Simei também permanecerá no regime. A regularização pode ser feita por meio de pagamento à vista ou parcelamento, sem necessidade de comparecimento em uma unidade da Receita Federal.

Caso haja divergências com o Termo de Exclusão, o contribuinte pode contestar o documento dirigido ao Delegado de Julgamento da Receita Federal do Brasil, protocolizando a contestação pela internet, conforme as orientações disponíveis no site da Receita Federal.

Número de devedores notificados e valor da dívida

No total, 1.876.334 maiores devedores do Simples Nacional foram notificados, sendo 1.121.419 MEIs e 754.915 MEs/EPPs. O valor total da dívida pendente de regularização é estimado em R$ 26,7 bilhões.

Efeitos da exclusão do Simples Nacional

As empresas e MEIs que não regularizarem seus débitos dentro do prazo serão excluídos do Simples Nacional a partir de 01/01/2025. Se for MEI, será automaticamente desenquadrado do Simei na mesma data. Essa exclusão pode ter impactos significativos no negócio, como o pagamento de impostos com alíquotas maiores e a perda de benefícios do regime.

Para mais informações e esclarecimentos sobre o assunto, acesse o site da Receita Federal do Brasil.

É fundamental que as empresas e os MEIs que receberam o Termo de Exclusão tomem providências para regularizar sua situação e evitar a exclusão do Simples Nacional. A perda dos benefícios do regime pode acarretar prejuízos significativos para o negócio.

Para mais informações e esclarecimentos sobre o assunto, acesse o site da Receita Federal do Brasil ou entre em contato com um profissional da área contábil.

Fonte da Notícia: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/assuntos/noticias/2024/outubro/receita-federal-emite-termo-de-exclusao-para-devedores-do-simples-nacional-incluindo-mei

Veja Nossas Postagens: https://ebettr.com.br/postagens/

Picture of Jonathas Oliveira
Jonathas Oliveira
Postagens Relacionadas
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.singularReviewCountLabel }}
{{ reviewsTotal }}{{ options.labels.pluralReviewCountLabel }}
{{ options.labels.newReviewButton }}
{{ userData.canReview.message }}

Postagens Relacionados

Produtos Relacionados

Please select listing to show.