Revelações Chocantes sobre o Impacto do TikTok em Adolescentes
Documentos Secretos Exibem a Dependência Crescente de Adolescentes no TikTok e a Consciência da Empresa sobre os Possíveis Riscos
Adolescentes de 15 Anos Fazendo Stripping em Lives do TikTok
Documentos internos do TikTok revelaram que adolescentes de apenas 15 anos estavam se despindo em lives da plataforma, incentivadas por adultos que pagavam por isso. O aplicativo descobriu essa prática após uma investigação interna, motivada por uma reportagem da Forbes. Funcionários do TikTok constataram que havia um “número alto” de streamers menores de idade recebendo “presentes” ou “moedas” em troca de se exibirem – dinheiro real convertido em moeda digital, geralmente na forma de um brinquedo de pelúcia ou uma flor.
Executivos do TikTok Estavam Cientes dos Possíveis Riscos para Adolescentes, Mas Pareciam Despreocupados
Essas revelações fazem parte de um conjunto de documentos confidenciais analisados pelo NPR e pela Kentucky Public Radio. Ainda mais preocupante é que os executivos do TikTok estavam cientes dos potenciais danos que o aplicativo poderia causar aos adolescentes, mas pareciam não se importar. Essas informações surgiram após uma investigação de mais de dois anos sobre o TikTok por 14 procuradores-gerais, o que levou as autoridades estaduais a processar a empresa na terça-feira. As alegações contra o TikTok, aplicativo popular utilizado por cerca de 170 milhões de pessoas nos EUA, são graves e nunca foram relatadas antes.
Vícios em Menos de 35 Minutos
O TikTok quantificou a quantidade exata de visualização necessária para alguém desenvolver o hábito de usar o aplicativo: 260 vídeos. As autoridades do Kentucky observam que, embora pareça muito, os vídeos do TikTok podem durar apenas alguns segundos. “Assim, em menos de 35 minutos, um usuário médio provavelmente se viciará na plataforma”, concluíram os investigadores estaduais.
O Algoritmo do TikTok Prioriza Pessoas Bonitas
De acordo com um relatório interno analisado pelos investigadores do Kentucky, quando o feed principal do TikTok exibiu “um alto volume de … assuntos não atraentes” nas telas de todos, o aplicativo reorganizou seu algoritmo para amplificar usuários que a empresa considerava bonitos. Na verdade, os documentos do TikTok mostraram que a empresa chegou a ajustar seu algoritmo para reduzir a visibilidade de pessoas que considerava pouco atraentes e “tomou medidas ativas para promover uma norma estreita de beleza, mesmo que isso pudesse afetar negativamente seus Jovens Usuários”, escreveram as autoridades do Kentucky nos documentos anteriormente redactados.
Limites no Uso do TikTok Tiveram Pouco Impacto
O aplicativo permite que os pais definam limites de tempo para o uso de seus filhos, que variam de 40 minutos a duas horas por dia. O TikTok até criou uma ferramenta que definia o tempo padrão sugerido em 60 minutos por dia para combater o uso excessivo e compulsivo do aplicativo de mídia social. Após os testes, o TikTok descobriu que a ferramenta teve pouco impacto – responsável por uma queda de apenas cerca de um minuto e meio no uso, passando de cerca de 108,5 minutos por dia para 107 minutos com a ferramenta. De acordo com a denúncia, o TikTok não revisou essa questão.
O Objetivo Real Era Melhorar a Imagem Pública
Um documento mostra um gerente de projeto do TikTok falando abertamente sobre o objetivo real do recurso de limite de tempo: “melhorar a confiança pública na plataforma TikTok por meio da cobertura da mídia”, disse o funcionário do TikTok. “Nosso objetivo não é reduzir o tempo gasto.”
95% dos Usuários de Smartphones com Menos de 17 Anos Usam TikTok
Uma apresentação exibida para os principais executivos da empresa revelou que, estima-se que 95% dos usuários de smartphones com menos de 17 anos usaram o TikTok pelo menos uma vez por mês. Isso levou um funcionário da empresa a afirmar que a empresa havia “atingido um teto entre os jovens usuários”. O TikTok se considerava em uma “corrida armamentista por atenção”, de acordo com uma apresentação interna de 2021.
TikTok Ignora Relatos de Menores de 13 Anos
Um documento interno sobre usuários com menos de 13 anos instruiu os moderadores a não tomar medidas em relação a denúncias de usuários menores de idade, a menos que sua biografia declare especificamente que eles têm 13 anos ou menos. De acordo com a lei federal, as empresas de mídia social não podem coletar dados de crianças menores de 13 anos, a menos que as empresas tenham o consentimento explícito dos pais.
O Uso Compulsivo do TikTok Interfere na Vida Normal das Crianças
Os documentos mostram que o TikTok estava ciente de que “interfere com responsabilidades pessoais essenciais, como sono suficiente, responsabilidades de trabalho/escola e conexão com entes queridos”.
O Algoritmo do TikTok é Tão Poderoso que Impede as Crianças de Dormir, Comer e Interagir
Um executivo do TikTok não identificado colocou isso em termos contundentes, dizendo que a razão pela qual as crianças assistem ao TikTok é porque o poder do algoritmo do aplicativo as impede de “dormir, comer, andar pela sala e olhar para alguém nos olhos”.
Resposta do TikTok, Senadores e Grupo de Vigilância
Na quinta-feira, o porta-voz do TikTok, Alex Haurek, criticou o NPR por relatar informações que agora estão sob sigilo judicial, alegando que o material “seleciona citações enganosas e tira documentos desatualizados de contexto para deturpar nosso compromisso com a segurança da comunidade”.
Alguns grupos de defesa, no entanto, elogiaram as revelações. O Oversight Project, um grupo de vigilância de mídia social, disse que o TikTok não tem sido honesto sobre a segurança das crianças no aplicativo. “Esses documentos não redactados provam que o TikTok sabe exatamente o que está fazendo com nossos filhos – e a podridão chega ao topo”, escreveu o grupo no X.
Também na sexta-feira, um par bipartidário de senadores, Richard Blumenthal (D-Conn.) e Marsha Blackburn (R-Tenn.), escreveu uma carta ao TikTok pedindo à empresa que entregasse “todos os documentos e informações” relacionados às divulgações sobre a segurança das crianças no aplicativo, citando a reportagem do NPR.
O uso do TikTok por adolescentes é um assunto que merece atenção. É importante que pais, educadores e legisladores estejam cientes dos potenciais riscos do aplicativo e tomem medidas para proteger as crianças.
Para obter mais informações sobre o impacto do TikTok em adolescentes, visite os sites do NPR, Kentucky Public Radio e Oversight Project.
Fonte da Notícia: https://www.npr.org/2024/10/12/g-s1-28040/teens-tiktok-addiction-lawsuit-investigation-documents
Veja Nossas Postagens: https://ebettr.com.br/postagens/