Tempestade Solar Fortíssima Gera Auroras Boreais Incríveis
O Céu Se Ilumina com a Beleza da Aurora Boreal
Tempestade Geomagnética Atingindo a Terra
Uma forte tempestade geomagnética atingiu a Terra na quinta-feira (10 de outubro de 2024), como previsto pelo Centro de Previsão do Clima Espacial (SWPC), da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica dos Estados Unidos (NOAA). O impacto resultou em um espetáculo de auroras boreais impressionantes.
Erupção Solar e Ejeção de Massa Coronal
A tempestade foi causada por uma erupção de partículas da mancha solar AR 3848 na terça-feira (8 de outubro). A explosão de plasma, acompanhada por uma ejeção de massa coronal (CME), viajou pelo espaço a uma velocidade de mais de 4 bilhões de km/h.
Impacto da Tempestade Solar
As partículas eletricamente carregadas da CME atingiram a Terra, gerando uma tempestade geomagnética de nível G4, o segundo maior da escala do SWPC. A NOAA havia inicialmente previsto que a tempestade poderia atingir o nível G5, o mais alto da escala.
Auroras Boreais: Um Espectáculo de Luzes
As partículas carregadas do Sol interagem com o campo magnético da Terra, sendo direcionadas para os polos, onde interagem com a atmosfera terrestre. Essa interação libera energia na forma de luz, criando as magníficas auroras boreais, visíveis em regiões próximas aos polos.
Efeito da Tempestade Solar
Os efeitos da tempestade devem continuar de sexta-feira (11 de outubro) a sábado (12 de outubro), com possibilidade de intensificação. Vale lembrar que a última tempestade solar de nível G5 ocorreu em maio de 2024, sendo a maior tempestade geomagnética das últimas décadas.
Imagens Deslumbrantes da Aurora Boreal
A beleza da aurora boreal após a tempestade solar pode ser apreciada em imagens deslumbrantes, como as capturadas por fotógrafos e astrônomos ao redor do mundo.
A intensidade do fenômeno e suas consequências para a Terra são objetos de estudo contínuo por parte dos cientistas. Para acompanhar as últimas informações e previsões sobre tempestades solares, acesse o site do SWPC.
Fonte da Notícia: https://canaltech.com.br/espaco/confira-fotos-da-aurora-boreal-apos-tempestade-solar-forte/
Veja Nossas Postagens: https://ebettr.com.br/postagens/