Valve Adverte: Jogos Comprados na Steam Não São “Seus”
Nova Lei da Califórnia Impacta o Mercado Digital
Alerta no Carrinho de Compras da Steam
A Valve, dona da plataforma Steam, implementou um novo aviso no carrinho de compras, informando que os usuários não estão adquirindo o jogo ou software em sua totalidade. O aviso, que gerou surpresa na comunidade gamer, está em conformidade com uma nova lei da Califórnia que exige que lojas digitais expliquem que o consumidor está adquirindo apenas uma licença de uso, e não o conteúdo completo.
Compreendendo a Licença de Uso
A mensagem exibida na Steam, “A compra de um produto digital concede uma licença para o produto no Steam”, deixa claro que os jogos comprados na plataforma não são de propriedade do usuário. A Valve, assim como outras plataformas como PlayStation Store, Microsoft Store e Nintendo eShop, agora precisam informar explicitamente sobre a licença de uso.
O Impacto da Nova Lei
A lei da Califórnia, que entra em vigor em 2025, visa aumentar a transparência no licenciamento de conteúdo digital. O objetivo é evitar que os consumidores se sintam enganados ao adquirir produtos digitais, como aconteceu em casos recentes como The Crew e Concord, jogos que tiveram suas vendas suspensas e servidores removidos pelos detentores dos direitos.
GOG: A Plataforma DRM-Free
A GOG, loja digital conhecida por sua postura favorável ao consumidor, também adotou um aviso semelhante no seu checkout. No entanto, a GOG comercializa apenas jogos DRM-Free, ou seja, sem tecnologias que restringem a reprodução, cópia ou modificação. Os usuários da GOG têm mais liberdade para acessar e manter suas cópias, mesmo que a loja feche ou suas contas sejam suspensas.
Um Novo Capítulo no Consumo Digital
Essa mudança na comunicação com o consumidor é um reflexo de uma crescente pressão por transparência nas plataformas digitais. A compra de um jogo, filme, livro ou música online não garante a posse completa do conteúdo, e agora essa informação está sendo explicitada.
Embora a legislação da Califórnia seja específica, é provável que outros países e estados adotem medidas similares, transformando a forma como o mercado digital opera e se comunica com os consumidores. Os jogadores e consumidores de conteúdo digital devem estar atentos ao fato de que a compra de uma licença não lhes dá o controle total sobre o produto.
Fonte da Notícia: https://canaltech.com.br/games/jogos-que-voce-compra-na-steam-nao-sao-seus-alerta-valve/
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